sábado, 31 de outubro de 2009 Tags: 0 comentários

Especial Halloween - Folclore Brasileiro

http://www.villac.pro.br/imagens/Saci_Perere_de_monteiro_lobato.jpgQuem nunca ouviu falar em saci-pererê? Ou em boi-tatá? O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo, e começou a ser conhecido e divulgado mesmo a partir do séc. XIX. Então embarque conosco para conhecer os personagens do folclore brasileiro no Especial Halloween.

Saci-pererê - Começamos com este personagem porque é o símbolo , vamos dizer, do folclore brasileiro.
O Saci é um menino negro, muito travesso, que tem só uma perna e se locomove através de um redemoinho. Ele trança a clina de cavalos de um jeito, que só com a tesoura consegue desmanchar, assobia em encruzilhadas para assustar as pessoas, e vive traquinando por aí.
A também outra lenda, mais para o sul do país, que acredita que este menino, o Saci, foi jogado no rio, e toda noite ele vem afundar botes e barcos que passam no território dele.

Experiências Reais: Estas experiências são de pessoas reais, que de certo modo afirmam ter visto o menino de uma perna só.
O senhor Salvador Souza dos Santos, 73 anos, de São Jerônimo da Serra, interior do Paraná, afirma ter visto este ser mitológico.
Em uma noite clara, Salvador está dormindo profundamente, quando ele acorda inesperadamente e depara o lado da sua cama um menino muito baixinho, a princípio ele pensou que se tratava de um toco de madeira, mas depois viu que era um menino. Levantou-se da cama e lhe deu um pontapé, mas sentiu a dor que quase quebrou seu dedo. Em seguida olhou novamente e lá não estava mais o moleque peralta que outra hora se jazia ali.
Uma outra pessoa, que vivia em Curitiba, Laura, irmã de Salvador, falecida a dois anos, disse que ouviu o assobio do Saci e o desafiou, confira a história.
"Eu estava no sítio de mamãe, tava um sol muito quente, quando ouço lá na invernada, atrás da capoeira (porque onde a gente morava tinha umas capoeiradas enormes), vinha um assobio, bem fraco, e daí eu gritei:
- Saci se for você apareça, e assobie mais perto.
E o danado veio mais, e cada vez eu pedia pra ele se achegar mais, e ele se achegava, até que parecia que ele tava na minha frente, porque eu não via ele, só ouvia seu assobio, quando ele chegou na minha frente eu disse:
- Assobie no meu ouvido Saci, aí vou ver que é você.
Mas porque eu pedi? Ele deu um assobio que eu não aguentei, foi alto demais, e até hoje eu sou meia surda deste ouvido", diz dona Laura apontando para o ouvido esquerdo.
Outra experiência é de dona Dolor, também irmã de Salvador e Laura, de 67 anos.
Diz ela que veio um redemoinho muito grande, e também ameaçou o Saci dizendo:
- Se for você Saci, pega esses maços de madeira e empilha um em cima do outro.
E, diz ela, que ele cumpriu a ordem e desapareceu.

Tem experiências para contar? Então mande sua história para Helyazsantos@gmail.com, ficaremos honrados em divulgar a sua história.
O próximo personagem será o Boi-tatá, não percam.

Heliaz Santos.

No Response to "Especial Halloween - Folclore Brasileiro"

Postar um comentário

Visitas Online

Visitas Gerais